Como registrar a marca da sua empresa
25/10/2011
Registrar a marca da sua empresa algo que no pode ser deixado para a ltima hora, com empresas sendo abertas todos os dias, a sua marca corre risco de j existir ou algum registrar uma nova marca antes que voc o faa. J na etapa do planejamento de sua empresa e/ou empreendimento faa uma lista com possveis nomes para a sua marca e consulte os nomes existentes e reserve o nome to sonhado da sua marca. Qualquer usurio com acesso Internet pode em minutos descobrir quais nomes esto disponveis e os que no esto no cadastro da instituio de registro.

Apenas 60% das empresas conseguem registrar sua marca

Todos os anos mais de 90 mil empresas entram com o pedido de registro de marcas em todo o pas, dentre estas as que realmente conseguem o registro so certa de 60%. Calcula-se que haja no Brasil mais de 500 mil marcas registradas, recomendado sempre registrar sua marca antes de iniciar o negcio, pois coincidncias de nomes de marcas so comuns e se a sua marca no estiver devidamente catalogada corre o risco de ser punido judicialmente, o prejuzo vem como conseqncia.

Preparando a marca para registrar

Reserve um tempo e com calma e pacincia analise a lei que rege os registros de marcas. Ela pode conter pormenores que por um motivo ou por outro pode afetar a administrao do seu empreendimento e/ou negcio. De preferncia consulte e/ou contrate um profissional que lhe dar todo o suporte para entender essa lei.

O registro da marca antes de tudo s possvel para atividade lcita, prtica e que esteja relacionada com o produto e/ou servio pelo qual est sendo registrado. Se montar, por exemplo, uma marca para uma fbrica que crie mveis no poder usar essa marca para usar em uma loja de utilidades. Cada marca registrada tem o seu ramo especfico de atividade e agir fora dela usando a marca no recomendado.

Ao registrar a sua marca inclua nela tambm no s slogan, texto, mas tambm a sua identidade visual. Logomarca e outros smbolos devem ser anexados no pedido, caso contrrio corre o risco de um concorrente usar a sua identidade visual e no ser punido, pois o seu registro da marca no inclua isto.

Sempre tenha em mente que o cadastro das marcas na instituio responsvel organizado em classes e categorias. Se j existe um registro, por exemplo, da marca Maa de ouro possvel registrar esta marca mesmo assim desde que o ramo de atuao da sua marca seja diferente. Se uma padaria, por exemplo, tiver o nome Ma de ouro e na mesma rua existir supermercado com o mesmo nome no existir problemas judiciais por causas disto.

Se a sua marca tiver alguma referncia algum personagem, artista, atriz, cantor ou qualquer outra relao direitos autorais de terceiros pense duas vezes antes de registrar, com exceo de casos autorizados pelo autor. Dependendo do caso isso pode atrasar o seu pedido de registro e gerar dor de cabea e perda de tempo.

Caso tenha registro na junta comercial no se preocupe, o registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) tem abrangncia nacional e ao registrar no INPI, que instituio responsvel pelo registro de marcas e patentes no Brasil, o registro na junta comercial j ofuscado e cancelado pelo registro no INPI.

Registrando a marca

Antes de tudo preciso conhecer o sistema burocrtico do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que no to complexo o tanto quanto muitos empreendedores pensam. Fornecendo os documentos necessrios e acompanhando de perto todo o processo e pagar algumas taxas administrativas que no so to caras quanto se imagina. O seu pedido ser analisado e estudado e caso no haja nenhum obstculo ele ser aceito, mas, no por que o pedido foi feito que ser registrado, h uma sries de processos at isso acontecer, caso seja aprovado.

A marca para registrar pode ser uma marca de produto, de servio, coletiva, de certificaes, pode ser algo real ou algo simblico que identifique o seu empreendimento. O preo para o registro e entrada no processa menos do que R$ 500 tanto para pessoa fsica e pessoa jurdica de todos os portes, com o registro aprovado o custo para proteo nos primeiros dez anos e o certificado do registro sai por menos de R$ 800. Dependendo do porte da empresa e do empreendimento h descontos que podem chegar 50%.

Vantagens de uma marca para sua empresa

Ter uma marca para sua empresa mais do que ter um smbolo grfico nos produtos e servios do seu empreendimento e/ou negcio. Marca como se fosse o seu nome e nele depositada a confiana do consumidor, dos fornecedores e de todos os elos sociais e comerciais que envolvem a empresa. O consumidor pode ter um elo emocional com a marca, como por exemplo, algumas marcas de bebidas e refrigerantes que s de lembrar-se da marca ela quase se vende e se promove sozinha. Ao lembrar uma marca um consumidor pode ser persuadido a realizar um desejo, uma vontade que s se satisfaz quando ele consome o produto em questo.

Uma mulher, por exemplo, ao usar certa marca de roupa ntima pode se sentir ainda mais disposta a demonstrar os seus sentimentos ao seu parceiro, um adolescente pode se sentir mais aceito entre seus amigos e se auto afirmar ao comprar uma determinada roupa, sapato, acessrios eletrnicos e de certa forma ter os seus cinco minutos de fama, um adulto pode comprar certo veculo pela sua paixo pelo automobilismo influencia pelo seu conhecimento e paixo a certa do assunto.

Pense nesse aspecto e em outros relacionados ao planejar a sua marca. Ter uma marca de sucesso representa a imagem e conceitos que todos em volta da sua empresa acumulam com tempo levando em conta vrios fatores como atendimento, qualidade e muitos outros aspectos particulares que envolvem sua empresa.

Fonte Empresas $ Dinheiro


<< VOLTAR   

Consulte aqui seu processo
 
 

Av. Sete de Setembro, n° 5402, Conj. 121 – 12°a andar
Bairro Batel – Curitiba – PR – CEP 80.240-000
Fones: +55 (41) 3093.0210 +55 (41) 3093.0220

Platinum marcas e patentes - Todos os direitos reservados
Mbile | Home | A Platinum | Atuação | Equipe | Clientes | Notícias | Artigos | Documentos | Legislação | Combate a pirataria | Jurisprudência | Localização | Contato